O que é Defesa Pessoal?
É muito comum as pessoas nos dias de hoje intitular-se “instrutor de defesa pessoal”. Na verdade, quando pensamos em artes marciais logo associamos à defesa pessoal, entretanto é prudente rever este conceito.
Em nosso visão global, todas as artes marciais têm realmente sua base ou essência voltada para a auto defesa, mas infelizmente ou felizmente a grande maioria foram direcionadas para o esporte, ou seja, para competições. Bem diferente da realidade e de situações nas quais as artes marcisi de competição não ensinam.
“Defesa Pessoal não é um esporte, nas ruas você não terá outra chance e nem ganhará uma “medalhinha” e sim a sua vida!”
A Defesa Pessoal, mais do que sequencias de socos e pontapés para lutar, serve para nos protegermos e, sobretudo evitarmos qualquer confronto e qualquer contato físico com um possível agressor.
Nosso objetivo é a Segurança Pessoal que vai além de possuir conhecimentos técnicos sobre tal, mas sim em saber identificar uma situação de risco real.
Costumo definir “Defesa Pessoal” como: “Qualquer forma de reação coerente, capaz de livrar um indivíduo de uma situação de risco ou de agressão física”.
- Qualquer Forma: Não importa que tipo de defesa ou técnica a ser utilizada. (Correr não é vergonha).
- Reação: Baseada na intenção do agressor. Esta atitude pode ser tomada antes. (Não espere que o agressor tome a iniciativa).
- Coerente: Deve ser baseado no bom senso. Sua vida é muito valiosa; (Quanto vale a sua vida, sendo assim, antes a minha do que a dele).
- Capaz de livrar: Principio é autodefesa e não o contra-ataque; (Não auto defesa com ataque, ou você será o agressor).
- Situação de risco: Ligado ao Local e a forma de ação do agressor; (Analise do Local para saber se é viável uma ação, sem comprometer outros).
- Agressão física: Deve-se pensar em técnicas de defesa pessoal sob esta situação; (Utilizar as técnicas de Defesas – temos apenas 5 segundos para se livrar).
O Curso de DPU
Nosso curso de formação e capacitação em Defesa Pessoal urbana (DPU) é uma habilitação tática e técnica sistematizada e acessível à qualquer pessoa através de treinamentos específicos divididos em níveis de evolução.