“Kung Fu está em tudo que nos rodeia. Se tornar um Mestre Kung Fu significa possuir uma entrega para o Universo.”
O padre Amiot foi o primeiro a levar o Kung Fu ao conhecimento dos povos ocidentais através de seu artigo “Notice sur le Gong Fu” (1779) na Mémoire sur le Chinois na França. O termo Kung Fu foi apresentado ao público norte americano pelo grande ator Bruce Lee (Lee Jun Fan) através da sua obra “Chinese Gung Fu the philosophical art of self-defense” na década de 60, que retrata o “Gong Fu” como infinito e contínuo. Porém alcançou a popularização para o mundo na série de televisão intitulade “Kung Fu” na década de 70 protagonizado pelo ator David Carradine. Na trama da série, o personagem se envolve em várias situações que tem que resolver utilizando os ensinamentos que teve no templo Siulum (shaolin) que em sua grande maioria não eram golpes ou técnicas marciais.
O termo “Kung Fu” significa literalmente “Trabalho” ou “Mérito”. Designa, portanto, ao mesmo tempo, a prática e o resultado adquiridos, ou profundo conhecimento em um assunto. Na China o termo Kung fu, passou a ser utilizado como sinônimo de artes marciais chinesas a partir de 1960. Isso provém do fato de terem sido as artes marciais chinesas difundidas no ocidente, sobretudo a partir de Hong Kong, notadamente pelos números filmes de capa e espada. Ora, os cantoneses empregam o termo “Kung Fu” como sinônimo de “Wushu”, Artes Marciais.
A tradução da palvra “Kung Fu” no dicionário Houaiss (2009): Arte Marcial Chinesa que remonta ao período da dinastia Chou (1111 a.C. – 225 a.C.), simultaneamente forma de cultura física, técnica de desenvolvimento espiritual baseada em exercícios de concentração e instrumentos de defesa pessoal.
Sun Tzu (500 a.C.) em sua obra “Bing Fa“, traduzido como “A Arte da Guerra” apresenta todo o seu Kung Fu em treze capítulos numa liguagem poética e didatica.
Entre o Século III e o Século IV, o termo Kung Fu já era empregado e originalmente era usado para descrever o trabalho humano. Mais tarde, ele adquiriu um conjunto de significados como (1) tempo e esforço gasto em algo, (2) capacidade de alcançar resultados pretendidos e (3) resultado de tal esforço e habilidade.
No entanto, tradicionalmente na China esse termo é traduzido de forma mais ampla no Lin Yutang’s Chinese-English Dictionary of Modern Usage (1973): 1 – Tempo e energia desprendido num trabalho. 2 – Grau de perfeição obtido em qualquer linha de trabalho.
Outro ponto de vista muito interessante é de um especialista em cultura chinesa o Doutor François Jullien, professor da Université Paris VII: “investimento paciente de onde resulta e amadurece a facilidade”.
O que vemos aqui e que na China esse termo é usado de forma ampla e abrangente, não se limitando somente a prática marcial como muitos acreditam. Ou seja, podemos aprimorar nossas habilidades em um determinado tempo para alcançar uma maestria nas diversas áreas de nossas vidas. Por tanto esse conceito pode ser aplicado para um médico, advogado, alguém que trabalha na área de vendas, gestão de pessoas, docência, pintura, música, no empreendedorismo, na liderança e tantos outros.
Kung Fu não pode ser ensinado, somente aprendido. Não é intelectualizado apenas vivenciado. Não se trata também de acúmulo de conhecimento ou de informações, uma vez que sua busca é o desenvolvimento de habilidades incorporadas. É uma sabedoria que advém de uma experiência direta mediada por um Mestre através de um Sistema de Kung Fu.
Aprender Kung Fu não é apenas a aquisição de habilidades motoras, no sentido de aprender através de repetições, mas durante a jornada o mais importante é o processo que leva o praticante a transformar-se, enquanto desenvolvimento humano. Cada movimento funciona como dispositivo que conduz o aprendiz a compreender profundamente a natureza dos movimentos a transpô-la para a vida num estado de arte.
Sendo assim, o Kung Fu é toda e qualquer manifestação em busca da perfeição fisica, mental e espiritual, seria um equívoco abordar o Kung Fu apenas como um sistema de luta ou filosófico. O verdadeiro caminho do Kung Fu está na sua jornada!