Sistema Wing Chun da Família Ip Man

A Arte Marcial, Sistema Wing Chun é muitas vezes referida como ving tsun, wing tsun, wing chung, wing chun gung fu, wing chun kuen, entre outros nomes. Isto é porque a escrita chinesa não possui uma tradução exatamente na grafia ocidental e nem mesmo na fonética, este fato faz com que as traduções se aproximem da pronuncia chinesa. No entanto o nome não é importante. O que importa é que o praticante aprenda uma forma eficaz de defesa pessoal e combate. Sendo uma Arte Marcial Tradicional chinesa é muitas vezes referida como Kung Fu. Kung Fu significa aproximadamente “tempo e esforço e originalmente se referia a qualquer habilidade meticulosamente desenvolvida”. No ocidente o termo Kung Fu tornou-se sinônimo de Artes Marciais Chinesas. Os caracteres chineses que representam o WING CHUN são:  春詠, que podem ser traduzidos aproximadamente como “linda primavera”.

Wing Chun é uma forma muito original e científica das artes marciais que foi aperfeiçoada por sábios, doutores, intelectuais e mestre, e posteriormente refinada em Hong Kong por Ip Man. A especialidade do Wing Chun é o combate a curta distância, usando socos e chutes rápidos, com defesas inteligentes, coordenados através de posturas ágeis e pés para um avanço rápido. A eficácia do Wing Chun é atingida por ataques bem coordenados com a defesa simultânea e vice-versa. Devido seu aprendizado rápido faz do Wing Chun uma forma eficaz de autodefesa. O aluno deve aprender a empregar a quantidade correta de energia, enquanto permanecer relaxada, quando possível. Um bom Wing Chun Sifu (mestre) vai ensinar o aluno a superar a força com o posicionamento e girando ao invés de opor-se a frente do oponente. O estilo usa chutes, varridas, batidas de palma, socos, armadilhas e técnicas de controle como parte de seu arsenal de combate.

Há muitas partes diferentes do sistema Wing Chun. Aprender este método exige o conhecimento de Chi Sao, as formas de mãos (siu lim tao, chun kiu e biu jee), as armas (bastão do dragão e as facas), as formas nos instrumentos (muk yan jong) e o combate.

O Grande Patriarca Ip Man

A fundadora do Sistema Wing Chun é a Senhora Yim Wing Chun, era nativa de Cantão, sul da China. Ela era uma jovem muito inteligente e atlética, honesta e sincera. Sua mãe faleceu logo após seu noivado com Leung Bok Chau, um comerciante de sal de Fukien. Seu pai, Sr. Yim Yee, foi injustamente acusado de um crime e, correndo risco de ser preso, conseguiu fugir, foi morar no sopé da montanha Tai Leung, perto da fronteira entre as províncias Yunan e Sichuan. Lá ganhavam a vida vendendo queijos e qualhada de soja.

Durante o reinado do Imperador K’ang shi da dinastia Ching (1662 – 1722) a arte marcial do templo Siu Lam (Shaolin) de Honan tornou-se muito forte. Temendo represarias o governo Manchu (que tinha invadido e tomado a China), enviou tropas para atacar o Mosteiro. Não obtendo sucesso, homem chamado Chan Wai Man, recém nomeado pelo exército, sugeriu um plano.

Prenderam o monge Ma Ning Yee e outros, e foram forçados a trair seus companheiros, e atearam fogo no mosteiro enquanto os soldados atacavam do lado de fora. O templo Siu Lam foi totalmente queimado e destruído e alguns monges e discípulos conseguiram fugir do massacre. Entre eles foram: Ng Mui, Chi Shin, Pak Mei, Fung To Tak e Mil Hin, e cada um seguiu caminhos diferentes.

Ng Mui refugiou-se no Templo da Garça Branca na montanha Tai Leung. Foi lá que ele conheceu Yim Yee e sua filha Wing Chun, quando descia ao sopé da montanha para comprar produtos de suas necessidades. Aos quinze anos, com os cabelos presos, como era costume na época para mostrar que estava prometida para se casar, Wing Chun com sua beleza atraiu a atenção de um valentão local. Ele tentou tomá-la a força para casar-se com ele, e suas ameaças tornaram-se uma grande preocupação para seu pai. Ng Mui soube disso e teve compaixão de Wing Chun, e ele concordou ensinar a Wing Chun técnicas de luta para que ela pudesse se proteger. Wing Chun foi com Ng Mui para a montanha e começou a aprender o Kung Fu. Ela treinou noite e dia, até dominar as técnicas. Então ele desafiou o valentão e o venceu com grande facilidade.

Depois Ng Mui viajou por todo o país, mas antes de partir, disse à Wing Chun para honrar as tradições do Kung Fu, e desenvolver o seu Kung Fu após o casamento, e para ajudar as pessoas a derrubarem o governo Manchu e restaurar a dinastia Ming.

Após o casamento Wing Chun ensinou o Kung Fu para seu marido Leung Bok Chau. Como uma homenagem a esposa nomeou o a nova arte como “Wing Chun Kuen” (Arte Marcial de Wing Chun). Ele, por sua vez passou as técnicas para Leung Lan Kwai. Leung Lan Kwai ensinou a Wong Wah Bo. Wong Wah Bo era membro de uma trupe de ópera a bordo de um barco, conhecido como “Junco Vermelho. Wong trabalhou no Junco Vermelho com Leung Yee Tei. O monge Chi Shin, um dos sobreviventes do templo Siu Lum, disfarçou-se de um cozinheiro e foi trabalhar no Junco Vermelho. Chi Shin ensinou as técnicas de bastão para Leung Yee Tei. Wong Wah Bo e Leung Yee Tei compartilharam os conhecimentos sobre o Kung Fu que sabiam. Juntos, eles melhoram suas técnicas e incorporaram a técnica de bastão “Luk Dim Boo Gwan” (Bastão de Seis Pontos e Meio) no Sistema Wing Chun. Leung Yee Tai passou seus conhecimentos para Leung Jan, um médico conhecido de plantas medicinais de Foshan. Leung Jan desvendou os segredos mais íntimos do Wing Chun Kung Fu, e alcançou um alto grau de proficiência. Muitos mestres de Kung Fu vinham desafiá-lo, e todos foram derrotados. Leung Jan ficou muito famoso. Mais tarde, ele passou o Wing Chun Kung Fu para Chan Wah Shun, que ensinou a mim e aos meus irmãos mais velhos de Kung Fu, como Ng Siu Lo, Ng Chung So, Chan Yu Min e Lui Yu Jai, esses foram seus alunos.

Posteriormente pude aprender com Leung Bik, filho mais novo de Leung Jan, com o qual, me aprofundei nos estudos mais avançados do Wing Chun Kung Fu.

Dessa forma, posso dizer que o Sistema Wing Chun nos foi passado de linha sucessória direta desde sua origem. Eu registro a história do Sistema Wing Chun em memória dos meus respeitados precursores. Sou eternamente grato a eles por me confiarem suas habilidades. Um homem sempre deve pensar na origem da água que bebe, este é o sentimento compartilhado que mantém nossos irmãos Kung Fu juntos.

Ip Kai Man

GM Samuel Kwok

Samuel Kwok (Sam Kwok) é Mestre de 2ª geração do Wing Chun Tradicional da família Ip Man, nasceu em 1948 em Hong Kong, filho de um ministro da Igreja. Na adolescência começou a praticar Kung Fu com seu tio o Mestre Luk Chi Fu no estilo Bak Hok Pai (Garça Branca), em 1967 iniciou no Wing Chun com a orientação de Chan Wai Ling em Hong Kong.

Em 1972 foi para o Reino Unido para estudar e tentar uma vida melhor. Em Londres, em 1973 conheceu o Mestre Lee Sing, na congregação do reverendo Kao, com o qual continuou seu aprendizado no Wing Chun. Em 1978, retornou para Hong Kong, na esperança de encontrar a verdadeira fonte do Wing Chun. Samuel Kwok foi apresentado por Lee Sing ao Grande Mestre Ip Chun. Mas, foi no segundo encontro que Ip Chun se ofereceu para ensinar as técnicas do Muk Yan Jong (Boneco de Madeira) para Samuel Kwok, que logo percebeu que lhe estava sendo dada uma grande honra, e não teve dúvidas, aceitou os ensinamentos.

Nos próximos anos, Samuel Kwok teve aulas particulares com Ip Chun. Após atingir o titulo de Mestre em Wing Chun, abriu sua primeira escola em Hong Kong e não demorou muito para seus alunos se destacarem nos torneios e demonstrações, assim seu nome ficou em evidência e permanece até hoje. Ao retornar para o Reino Unido, em 1981, já como representante sênior do Grande Mestre Ip Chun pela Ip Chun Martial Art Association, após se estabelecer no Reino Unido, Mestre Kwok começou a ensinar Wing Chun em aulas particulares, devido à grande procura, abriu sua escola para promover o Tradicional Wing Chun e o Grande Mestre Ip Chun. E, 1981, Mestre Kwok, realizou o primeiro de muitos, seminários no Reino Unido com o Grande Mestre Ip Chun.

Em 1991, Mestre Samuel Kwok, realizou o primeiro seminário com os dois irmãos, os Grandes Mestres Ip Chun e Ip Ching. Esta foi à primeira visita de Ip Ching ao Reino Unido. Em 1994, Mestre Samuel Kwok retornou a Hong Kong para estudar com Grande Mestre Ip Ching. Neste mesmo ano Mestre Kwok ajudou a introduzir e a realizar vários seminários nos Estados Unidos com o Grande Mestre Ip Chun.

Em 1995, Mestre Samuel Kwok, convidou o Grande Mestre Ip Ching para realizar vários seminários no Reino Unido, que teve como acompanhante o Grande Mestre Tsing Sheng Tin, um dos primeiros estudantes de Ip Man em Hong Kong. Em 1995, os Grandes Mestres Ip Chun e Ip Ching foram para Chicago nos Estados Unidos para realizar o primeiro seminário dos irmãos juntos na América, mais uma vez, organizado pelo Mestre Kwok. Em 1998, Mestre Samuel Kwok recebeu uma homenagem da Universidade de Manchester pelas realizações em seu tempo de vida e promoção das artes marciais.

Em 2009, Mestre Kwok, veio ao Brasil para ministrar o 1º Seminário de Wing Chun da América Latina, organizado pelo seu Discípulo Mestre Rubens Pinheiro. Em 2010 retornou ao Brasil para o 2ª Seminário Internacional da América do Sul, e recebeu homenagem no livro “Grandes Mestres do Brasil” da editora Bueno, sendo publicado como destaque. Em 2011 retornou para o 3ª Seminário Internacional da América do Sul.

            

Em 2012 retornou para o Brasil para o 4º Seminário Internacional, e recebi vários professores do Brasil e América do Sul, na ocasião GM Samuel Kwok foi entrevistado pela Revista Master.

Em 2015 o GM Samuel Kwok retorna ao Brasil para 5º Seminário Internacional e para o 1º Workshop de Lutas e Artes Marciais na Faculdade Anhanguera de São Bernardo do Campo – UNIAN ABC, onde recebemos um público de aproximadamente mil pessoas.

Hoje Mestre Kwok está promovendo constantemente o Wing Chun em todo o mundo através da realização de seminários, competições, demonstrações, bem como a produção de livros, vídeos e participação em filmes de artes marciais e de ação como coreógrafo e ator.

About the Author

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

You may also like these