A Prática de Lutas no Ambiente Escolar

PRÁTICA DE LUTAS NO AMBIENTE ESCOLAR

Intervenção do Professor de Educação Física Escolar no Ensino das Lutas como Recursos Pedagógicos.

Rubens Pinheiro – contato: contato@rubenspinheiro.com

RESUMO

Neste trabalho será abordado as lutas como uma ferramenta pedagógica na intervenção do professor de Educação Física Escolar, assim como os seus significados e importância no desenvolvimento do educando. No decorrer do trabalho, esperamos direcionar o professor para uma ação evolutiva através do trato pedagógico e aproximar as lutas como recurso de desenvolvimento global do educando.

Palavras chaves: Lutas, Educação Física Escolar, Educando, Trato Pedagógico.

PRACTICE OF FIGHTS IN THE SCHOOL ENVIRONMENT

Intervention of the School Physical Education Teacher in the Teaching of Fights as Pedagogical Resources.

Abstract

In this work, fights will be approached as a pedagogical tool in the intervention of the School Physical Education teacher, as well as their meanings and importance in the development of the student. In the course of the work, we hope to direct the teacher towards an evolutionary action through the pedagogical tract and approach fights as a resource for the overall development of the student.

Keywords: Fights, School Physical Education, Educating, Pedagogical Tract.

INTRODUÇÃO

As lutas, como um ramo da Educação Física Escolar (EFE), fazem parte da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e nos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN), reúnem um conjunto de conteúdos e oportunidades que contribuem para o desenvolvimento integral do educando.

O termo “luta”, de forma contínua e evolutiva, carrega consigo toda sua bagagem sociocultural. Ela representa todas as formas de enfrentamentos, sejam eles, físico, mental ou espiritual. O ato de lutar se inclui nos contextos histórico, social e cultural em diferentes realidades, dado o fato de que o ser humano luta, desde a pré-história, para sobreviver em sociedade. As Lutas foram amplamente praticadas na antiguidade por sociedades orientais e ocidentais, desenvolvendo-se através do tempo em formatos distintos, umas preservaram seu princípio natural, que se enquadra na concepção da defesa pessoal, enquanto outras evoluíram em forma de expressão cultural e construção da identidade, classificada como artes marciais. E uma última evolução, a contemporânea ou moderna, que oferece transformações através da competição. As práticas das lutas possibilitam um caminho para progressividade do autoconhecimento e da constituição da identidade no ambiente escolar.

Leia na integra o artigo acesse o link e baixe a Recista Tec Esporte / Tec Sports Journal

About the Author

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

You may also like these