IPKF / FILIAÇÃO

SOBRE O IPKF

O Instituto Pinheiro de Kung Fu (IPKF) entidade internacional de administração esportiva, está apta a filiar entidades como, ligas, federações, associações, escolas, institutos, clubes e academias, bem como seus professores, instrutores e atletas, de qualquer parte do Brasil e do Mundo, desde que respeitado o estatuto e regimentos internos do IPKF. No caso de filiação de professores, instrutores ou atletas só poderá ser efetivada mediante a filiação da entidade.

Filiar-se ao IPKF é contribuir para que o segmento esportivo de Lutas e Artes Marciais torne-se cada vez maior, mais coeso e significativo. Desta forma prevenindo que a nossa profissão seja invadida por aventureiros.

Para a manutenção do IPKF se faz necessária a contribuição anual de seus filiados que é sempre calculada de acordo com o salário-mínimo em vigor.

O IPKF integra, de acordo com a Lei 9615/98, como desporto educacional, de participação, de rendimento e de formação. Sendo que compete a ele representar e planejar as atividades do esporte de seu subsistema para praticantes em geral, atletas e paratletas , assim como para profissionais e gestores esportivos, aqui classificado como Wushu (Artes Marciais Chinesas) e suas ramificações:

  1. Wushu Tradicional
  2. Wushu Moderno
  3. Wushu Interno
  4. Wushu Sanda
  5. Shuai Jiao

O IPKF é um sistema que mantêm sobre três pilares:

a. Conselho Superior de Mestres

b. Comitê de Ensino e Eventos

c. Universidade Kung Fu

  • O Conselho Superior de Mestres se reúne para estabelecer os padrões e inovações sobre as modalidades do Sistema IPKF. Assim como aprovar a entrada de novos membros, díscipulos, graduar mestres e desenvolver os critério de promoção de graus (mudanças de faixas);
  • O Comitê de Ensino e Eventos tem como objetivo promover o Sistema IPKF em ações públicas próprias ou de parceiros. Também na promoção de eventos (oficiais e oficializados), credenciar escolas e fiscalizar os profissionais filiados;
  • A Universidade Kung Fu tem o objetivo à formação, capacitação e aperfeiçoamento dos profissionais atuante no sistema IPKF e para o mercado de Lutas e Artes Marciais.

A concepção do IPKF foi trazida de fontes remotas e originária, os conceitos do Kung Fu desenvolvido são estáveis, sólidos e capazes de arrostar as dificuldades típicas da época em que se vive; para isso, usa-se a linguagem simples e direta fundamentada na filosofia chinesa (Wude), sem perder a visão da evolução da civilização. A parte substancial e nuclear do Sistema IPKF é o desenvolvimento humano, que está embutido nos corações e nas mentes, isto é, na vida dos seus membros.

Nossa Filosofia

Através das Artes Marciais, Cultura e Medicina Tradicional Chinesa proporcionamos o desenvolvimento Físico, Mental e Espiritual. Estes desenvolvimentos estão fundamentados nos milenares ensinamentos tradicional passado de Mestre à Discípulo de geração a geração.

Nossa Missão

Ensinar, promover e divulgar a cultura e as artes marciais do IPKF Brasil em todo globo, por meio de formação técnica qualificada, aliada ao desenvolvimento e aprimoramento de conteúdos tradicionais e autênticos com embasamentos científicos, para crianças, jovens e adultos, através de uma metodologia eficaz de ensino.

Nossa Visão

Ser referencia nacional e internacional no ensino e divulgação das artes marciais, cultura e medicina tradicional chinesa, buscando sempre a excelência, assegurando sua imagem institucional de organização comprometida com o desenvolvimento humano. Liderar o setor no ensino qualificado e na formação de futuros profissionais das artes marciais, cultura e medicina tradicional chinesa.

Os propósitos:

  1. Difundir os ensinamentos milenares da arte marcial chinesa (Kung Fu – Wushu – Kuoshu) mantido pelo IPKF com a supervisão do Grão-Mestre Rubens Pinheiro, permitindo que o processo de aprendizado seja o mais amplo possível para todas as pessoas interessadas, através de palestras, cursos, campeonatos, intercâmbios culturais e sociais entre seus membros e a sociedade em geral.
  2. Informar o público em geral, através de todos os meios disponíveis, sobre os objetivos e benefícios proporcionados pelos sistemas do IPKF, prevenindo que os interessados em sua prática sejam lesados física, mental e emocionalmente por pessoas não qualificadas para transmitir a arte.
  3. Qualificar INSTRUTORES, PROFESSORES e MESTRES para a transmissão da arte, conforme as exigências do IPKF e pela Universidade de Kung Fu (UNIPKF).
  4. O IPKF não olvidará esforços para promover a profissionalização do artista marcial, e quando essa profissionalização for alcançada irá contribuir com a expansão do nossa nobre arte marcial, o “Kung Fu”.

Os Objetivos:

  • Massificar e aperfeiçoar a prática do Sistema IPKF;
  • Divulgar e estimular a prática do Kung Fu (recreativo, esportivo e tradicional), filosófico, cultural e educacional;
  • Promover e apoiar todo meio necessário à evolução do Kung Fu;
  • Estimular e desenvolver positivamente uma identidade própria para o Kung Fu Brasileiro;
  • Autorizar, organizar, promover, dirigir, participar, difundir, controlar e fiscalizar eventos: palestras, seminários, disputas, desafios, competições, campeonatos e festivais de Kung Fu, oficiais ou oficializados, em território nacional e internacional;
  • Estabelecer as normas técnicas do Kung Fu, não reconhecendo qualquer outro método senão o do Sistema IPKF;
  • Criar regulamentos de arbitragem, dar formação de árbitros e atuar em eventos da IPKF oficiais ou oficializadas.
  • Patrocinar ou ser patrocinado para a realização ou participação em eventos de Kung Fu ou culturais, tanto no país como no exterior;
  • Participar e fazer-se representar, na medida do possível, em competições, campeonatos, cursos, palestras e demais eventos de Kung Fu municipais, estaduais, interestaduais, nacionais e internacionais;
  • Formar profissionais (Instrutor, Professor e Mestres) de acordo com os padrões IPKF Brasil e da UNIPKF;
  • Regulamentar, atribuir graduação e realizar os exames para promoção;
  • Apoiar e respeitar o atleta, o artista e o praticante de Kung Fu.
  • Desenvolver a cultura, filosofia e a Medicina Tradicional Chinesa através de cursos, seminários, palestras e/ou intercâmbio culturais.

FILIAÇÃO

Podem filiar-se ao IPKF entidades desportivas constituídas em consonância com a legislação vigente.

O prazo para filiação ao IPKF se estende até 31 de março de cada ano;

A entidade filiada deve comprovar notório saber da modalidasde que apresenta em sua filiação, assim como documentos (certificados e ou declaração) de aprendizagem transmitidas pelo Sistema IPKF;

A filiação após o prazo estipulado não será aceita.

Para a renovação da filiação da entidade deverá ser comunicada com até 30 dias antes do vencimento, por e-mail (contato@rubenspinheiro.com) e pagar o valor da anuidade vigente. Não sendo necessário o preenchimento do formulário.

Taxa de Filiação

  1. Taxa de matrícula (primeira filiação) : 1/2 salário mínimo
  2. Taxa anual de filiação; 1 (um) salário mínimo vigente

Valor total a pagar

a. Primeira filiação (1/2 salário + 1 salario)

b. Renovação de filiação (1 salário)

O pagamento deverá ser efetuado por depósito bancária: Banco Nu (260) Agência: 0001 / Conta nº 61900463-6, em nome de Rubens Pinheiro Junior; ou por transferência via PIX pela chave (11973379009).

Após recebermos o formulário preenchido com todos os documentos de filiação, enviaremos o recibo de pagamento e os documentos para o filiado.

Benefícios ao Filiados:

Vantagens: Atletas

  • Bolsa Atleta (Governo Federal);
  • Carteira identidade nacional do IPKF;
  • Participação de Exames de Faixas;
  • Certificado de Nível e Graduação;
  • Participação em torneios regional, estadual, nacional e internacional;
  • Participação em eventos (nacional e internacional) oficiais e oficializados do IPKF;
  • Participação em cursos, congresso e seminários (nacional e internacional) do IPKF;
  • Participação em torneios profissionais de Wushu, K1 e MMA.

Vantagens: Academia

  • Legalização das atividades ligadas ao Wushu classificados pelo IPKF;
  • Alvará de instituição reconhecida pelo IPKF;
  • Cursos especiais (Gestão e Marketing);
  • Divulgação nos portais e mídias do IPKF como instituição integrante.
  • Desconto na taxa dos cursos e eventos oferecidos pelo IPKF;
  • Participação em eventos oficiais e oficializados do IPKF, como cursos, seminários, intercâmbios, torneios regionais, paulista, brasileiro e internacionais.

O IPKF é a única entidade, de acordo com o seu estatuto, que mantém Cursos de Formação e Capacitação de Lutas e Artes Marciais, além os de suas modalidades, para promover o aperfeiçoamento técnico e profissional.

Faça parte do IPKF e coloque seu nome na história do Wushu Brasileiro e Mundial.

Documentos para a Filiação de Entidade

  1. Formulário preechido (online)
  2. Cópia da ata de fundação da entidade, assim como o estatuto social
  3. Cópia do CNPJ
  4. Cópia do RG e CPF do Presidente e do Diretor Técnico
  5. Cópia do certificado de graduação do Diretor Técnico

Obs.: Na falta de algum documento acima, a entidade receberá o alvará de filiação provisória para arrumar a documentação faltante. A filiação provisória tem valiada de 12 meses, periodo dado à entidade providenciar toda documentação para a renovação para a filiação definitiva.