Por Rubens Pinheiro
Consultor de Negócios /Especialista em Gestão Marketing e Vendas no Setor Esportivo e de Academias / Profissional de Educação Física.
Desde a revolução industrial, é considerada um dos eventos mais importantes da história, nos permitiu um olhar verdadeiramente para o futuro, com maneiras totalmente inéditas e inovadoras, com métodos e modelos de gestão. Hoje estamos vivenciando a 4ª revolução industrial, a era digital, que é uma inovação totalmente disruptiva. Na qual a sociedade passa por transformações tão velozes que não conseguem perceber racionalmente o processo de mudança. Por outro lado, o impacto, são sentidos de forma esmagadora, desorientando os indivíduos e resultam em reflexões profundas sobre o futuro da humanidade (MAGALDI e SALIBI, 2018).
Essa revolução trouxe transformações exponenciais para o mercado de academias, não só pela tecnologia, mas principalmente a relação com o cliente. O que era bom há 2 anos, já ficou ultrapassado. As mudanças são instantâneas, o marketing digital quebrou paradigmas em todos os sentidos, até mesmo no estilo de vida das pessoas. O atendimento técnico (entrega técnica) na academia passou a ser o ponto de retenção, e não mais um contrato longo. O cliente ao receber o serviço (atendimento técnico), está consumindo e gerando o feedback, ao mesmo tempo.
A gestão se diferenciou tanto, que o mercado desenvolveu outros modelos de academias para atender a demanda, dentro e fora do setor. Todas essas transformações trouxeram soluções eficientes, por outro lado, também, trouxeram dúvidas, principalmente para os consumidores. Qual academia escolher? Qual o tipo de atendimento? Quais serviços possui? Quais diferenças entre as academias? Qual é a melhor academia indicada?
De acordo com Porter (1996) uma empresa deve preservar uma característica singular, capaz de oferecer a melhor solução para suas necessidades. Quais necessidades sua academia soluciona?
Muito mais do que ter preços atrativos, contratos elaborados para amarrar clientes, seu posicionamento fará o consumidor considerar para a decisão de compra, ou seja, atingir a mente e o espírito, chegando ao coração do consumidor (KOTLER, 2010). Para Kim (2005) o posicionamento deve estar aliado à segmentação diferenciada e focada na inovação de valor, o que consistem em captar uma nova demanda, que é acessada por produtos e serviços especializados, que direcionam o foco para um público certo, como por exemplo: atividades para grupos especiais: terceira idade, para crianças, cardiopatas, gestantes, entre outros (MENEZES, 2013).
Para que esse mercado continue a crescer é necessário se aprofundar em todos os setores, pensando e agindo fora da caixa, fazendo uma gestão eficiente e interligada, se preparando para as transformações do futuro com inovações.
Com o mundo digital todos os setores ganharam novos campos de atuação, com as academias não foi diferente. Porém ainda, a grande maioria, continua olhando o meio digital apenas como forma de divulgação. Nas pesquisas que fiz, os clientes frequentam as academias em média três vezes por semana com uma hora de duração, e o restante da semana? O que sua academia está fazendo pelo seu cliente? Afinal são 168 horas por semana, a sua academia vai atender somente 3 horas?
A era digital permite estar com seu cliente 24h por dia, seja pelo smartwatch, aplicativo para smartphone de orientação dirigida, controle de estresses e sono, parceria com nutricionistas e nutrólogos para orientar a alimentação, tudo isso de forma remota ou assíncrona. E nos momentos síncronos, presencial ou virtual, entregar os serviços sem perder de vista o destino para o seu cliente, ou seja, o resultado.
Venha descobrir como Transformar a vida de seus clientes!