SANDA – Boxe Chinês

Por Rubens Pinheiro
Líder da Família IPKF Internacional

O SANDA é uma modalidade de combate do Wushu / Kung Fu (Arte Marcial Chinesa).

Muitas pessoas, mesmo praticantes antigos, têm dificuldades de entender as várias denominações usadas para identificar o Kung Fu, suas metodologias ou suas aplicações para luta.

“Kung Fu – muita dedicação e esforço no desenvolvimento dessas habilidades.”

O termo “Kung Fu” significa literalmente “Trabalho” ou “Mérito”. Designa, portanto, ao mesmo tempo, a prática e o resultado adquiridos, ou profundo conhecimento em um assunto.

Nomenclatura

Na década de 1980, no Brasil, os combates dentro do Kung Fu, receberam várias denominações, como: Sanshou, Wushu, Kuoshu e até de Ley Tai. Ainda hoje, algumas entidades, desatualizadas, utilizam essas denominações. Após a fundação da IWUF, o Boxe Chinês passou a ser chamado de SANDA, que é o termo oficial.

Algumas escolas escrevem com acento na ultima vogal, ficando SANDÁ. Mas de acordo com o sistema de transliteração Pinyin, não há necessidade de colocar acento. A nomenclatura oficial é SANDA.

É comum utilizar o termo Boxe Chinês para complementar o termo oficial, para facilitar a identificação.

O termo SANDA pode ser traduzida como “mãos livres“, “combate livre” ou “aplicação isolada” e é usada para se referir a um estilo de luta onde as regras buscam traduzir com a maior fidelidade possível um combate real, aqui no Brasil é utilizado o termo “BOXE CHINÊS” como sinônimo do Sanda. As competições, as lutas, são realizadas sobre uma plataforma elevada chamada de “Lei Tai”.

Pilares Técnicos do Sanda

O SANDA possui características únicas, consiste em TÉCNICAS TRAUMATIZANTES de ataque e defesa onde são permitidos golpes com os membros superiores e membros inferiores e TÉCNICAS DE CONTROLE que envolve técnicas de desequilíbrio, projeções e quedas.

Sanda Amador e Profissional

O SANDA possui duas vertentes: AMADOR E PROFISSIONAL.

O SANDA AMADOR permite um contato amplo com chutes, socos, quedas e projeções, as técnicas joelhadas, cotoveladas e de finalização como estrangulamento, chaves de membros superiores e inferiores foram excluídas das competições, visando dar a luta um caráter mais dinâmico que dão grande realismo a modalidade.

Um lutador pode vencer tanto por nocaute como por pontos que são atribuídos às técnicas aplicadas de acordo com sua efetividade. Derrubar o oponente na plataforma é técnica muito aplicada nas competições de Sanda.

O SANDA PROFISSIONAL é caracterizado como contato total com pouquíssimas regras. O evento principal é o ‘The King of Sanda’ (O rei do Sanda), que é realizado na China.

O sanda profissional por se tratar de uma modalidade completa (socos, chutes, cotoveladas, joelhadas, travas, projeções e imobilizações) possui muitos atletas competindo nos eventos conhecidos como MMA (mix martial art), K1, entre outros.

About the Author

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

You may also like these