Por Rubens Pinheiro
Consultor de Negócios /Especialista em Gestão Marketing e Vendas no Setor Esportivo e de Academias / Profissional de Educação Física.
Charles Darwin em sua obra “A origem das espécies”, retrata que a evolução não se dá pela espécie mais forte, e sim pelas mais adaptáveis. Sendo assim, a evolução está relacionada a adaptação. No mercado de academias não é diferente, com o crescimento e evolução constante do setor, a gestão, o marketing e o atendimento técnico passaram a atuar de forma direcionada (público), ampla (mercados) e híbrida (atendimentos). A gestão ficou mais segmentada, onde o modelo de negócio deve ser definido antes do plano de negócio, para atenuar erros. O marketing passou a agir no off-line e no online, desenvolvendo métodos personalizados de acordo com o modelo da academia, tipos de atendimento e classificações dos serviços oferecido para um público muito bem direcionado.
De acordo com Michael Porter, para que uma empresa prevaleça frente aos concorrentes, ela deve preservar uma característica singular, capaz de convencer os consumidores de que representa a melhor solução para as suas necessidades. Por outro lado, no marketing, suas práticas são muito influenciadas pelas mudanças no comportamento e nas atitudes do consumidor, em qual formato for. Segundo Philip Kotler o marketing 4.0, gira em torno dos pilares: produtos, clientes, marca e digital, que obtiveram uma evolução natural de acordo com as transformações dos mercados e dos clientes.
Essas transformações trouxeram muitas dúvidas não só para os empreendedores e profissionais do setor, mas principalmente para o consumidor que não entende quais as diferenças existentes nesse mercado, qual academia escolher, tipo de serviço e qual atendimento é o melhor indicado para ele. A comunicação entre a academia e seu consumidor deve ser direta. Por exemplo: Se estou com dor de dente vou procurar um dentista! Agora, quando seu consumidor deve procurar seus serviços? Já falou isso para ele(a)?
Para conseguir se adaptar neste mercado, o profissional deve, em primeiro lugar, desenvolver a sua identidade e descobrir seu propósito. Conheço inúmeros profissionais que dividem-se entre três ou quatro academias e ainda, “nas horas vagas”, atuam como personal trainer. Foi para isso que escolheu sua profissão? Para não ter tempo para você e sua família, ou, o que é pior, ser uma babá-fitness? Pergunte-se quem é você? Qual é o seu papel neste mundo? Ninguém veio a passeio, todos temos um propósito! Viva sua vida plenamente ou então terá que viver a sombra dos propósitos de outros.
O erro de muitos profissionais de Educação Física, é que estão tendo uma vida sonâmbula (robótica), ação sem reflexão, simplesmente trabalham por anos, cuidando da saúde de seus clientes e se esquecendo da sua própria saúde, principalmente a saúde mental. O tempo é outro fator que leva muitos profissionais ao estresse, esgotamento e depressão. Tempo é dinheiro, “eles” gritam aos quatro ventos, mas, discordo. O dinheiro vem e vai, mas o tempo, infelizmente, só vai. E sempre que paramos para pensar, vemos que ele foi até demais! O dia possui 24 horas, quer você queira ou não, agora como usa esse tempo que irá determinar o sucesso ou fracasso.
Já no ambiente da gestão de academias, a deficiência está, também, na identidade e no propósito. Abrir uma academia é muito mais que dispor de espaço, materiais e equipamentos. É necessário possuir “vida”, ou seja, pessoas que representem o real motivo que o fizeram abrir a academia. Ter uma equipe engajada, que vai além de recrutar e contratar “professores”, muitos gestores quando fazem recrutamentos e contratações, esperam que, por um milagre, irão aparecer um punhado de profissionais, com poderes mágicos e fará sua academia se tornar a melhor do mundo. Errado! A gestão e a coordenação têm a obrigação de desenvolver seu marketing e sua equipe, e ainda capacitá-la para que todos naveguem no mesmo mar e falem a mesma “língua”.
A capacitação e a formação continuada, no formato que é oferecida hoje, é insuficiente. O mercado se transforma a cada dia, pela lógica, a capacitação e a formação continuada também devem evoluir. Os cursos milagrosos de um ou dois dias, fazendo uma alusão ao filme Matrix, por pílulas mágicas com promessas de sucesso certo, que irão triplicar o faturamento e lotar seus horários.
“A pílula azul permitirá que você esqueça o que aconteceu e permaneça na realidade virtual da Matriz, enquanto a vermelha o libertará dela e o conduzirá ao mundo real” (Filme A Matrix, 1999).
Porém, na hora da verdade esses conhecimentos são rasos, básicos e de baixa aplicabilidade na rotina da academia e do profissional.
Quer conhecer mais?
Este livro irá proporcionar mudanças comportamentais, promover a revisão de conceitos e atitudes, e ainda te colocará no mapa (Gestor, Coordenador e profissional de Educação Física) para o mercado. Além disso ficará de frente com seus medos, enfrentar as limitações, despertar para as oportunidades e fortalecer suas habilidades. E por consequência terá maior segurança na tomada de decisões, ampliando seu campo de visão dentro e fora do mercado, atenuando as probabilidades de erros.
Não há tempo a perder. É necessário “arregaçar as mangas” e fazer acontecer.