Sistema Fu Jow Pai – Tigre Negro

O Sistema Fu Jow Pai (Garra de Tigre) ou simplesmente Tigre Negro, assim como próprio nome, foi idealizado nos movimentos e no instinto de um tigre atacando, usa as mãos e as pernas com grande eficiência. Sua prática consiste em exercícios que simulam defesas e contra-ataques. Os movimentos são firmes e poderosos. O treinamento desenvolve o físico, a mente e o espírito, enfatiza o ensinamento fudamentados na ética marcial (wude) e da disciplina espiritual (Shen Chi).

O Tigre Negro tem aproximadamente 400 anos de fundação, porém, pouco se sabe sobre sua origem verdadeira, cercada por mistérios e lendas. Sabe-se que o seu nascimento está relacionado com a destruição do templo Shaolin. Mas também é sabido que o estilo do Tigre é considerado um dos mais antigos dentre as artes marciais, datam de 3000 aC. Através do Sistema Fu Jow Pai o praticante dedicado irá aprender Kuen To (formas de mãos livres), Mo Hai (formas com armas), Toishá (lutas combinadas de mãos livres e armas), técnicas especiais do sistema, e ainda poderá dominar a “União de Ferro”, que envolve a poderosa “Palma de Ferro”, a misteriosa “Camisa de Aço” e a nossa marca registrada “Garras de Aço”.

Origem do Sistema Fu Jow Pai

O Sistema Fu Jow Pai, como é conhecido nos dias de hoje, era chamado originalmente de Hark Fu Moon (Tigre Negro). Quando o governo Ching atacou o Templo Shaolin (Siulum) e o destruiu em 1674. Deste episódio sobreviveram apenas alguns monges. Um deles era o Fong Daí Hung (o qual é lembrado até hoje pelos seus feitos) fugiu para Guangdong (Cantão), onde estavam reunidos os opositores do governo Manchu. Fong Daí Hung criou a Sociedade Flor Dourada e desenvolveu vários subgrupos desta sociedade, uma delas foi implantada no Templo Hoy Hong no salão tigre negro ou tigre de pedra. O Templo Hoy Hong era um local isolado e seguro, pela montanha Lau Fow para exercer suas funções e difundir de maneira sigilosa a arte em toda a região.

A partir do Templo Hoy Hong muito seguidores e praticantes se uniram a causa da Sociedade Secreta. Entre eles podemos relacionar os mestres: Zhao De (discípulo direto de Fong Daai Hung) e Wong Bil Hong (possíveis discípulos de Zhao De ou de seu sucessor).

Um incidente ocorrido no pátio do Templo Hoy Hong, onde o ancestral Wong Bil Hong foi desafiado para um duelo por um mestre. Durante o confronto, os dois, foram abruptamente separados e lançados a vários metros de distância por velho monge do templo, cuja habilidade era muito superior. E depois de discutir sobre a verdadeira essência das artes marciais com os dois, o velho monge, acatou o pedido para instruí-los, aceitando-os como discípulos ensinando os sistemas de Fong Dai Hung, o Fut Kuen (Punho de Buda) e o Hark Fu Moon (Tigre Negro). Wong Bil Hong passou vários anos se dedicando para alcançar o domínio do Kung Fu sob o comando de Zhao De.

GM Wong Bil Hong

Wong Bil Hong nasceu em 1841 em Cantão / China. Treinou no Sistema Hung Gar com Wong Kay Yin e depois com Wong Fey Hung, tornando-se Mestre de Hung Gar. Iniciou o aprendizado no Hark Fu Moon, após o desafio no templo Hoy Hong aprendeu o Sistema Hark Fu Moon e Fut Kuen com o velho monge (Zhao De).

Wong herdou o legado do Sistema Hark Fu Moon e guardou sua riqueza de conhecimento com cautela. Em sua vida, ensinou para apenas dois discípulos, seu sobrinho Wong Moon Toy e seu servo, Liu Fei Foo.

O GGM Wong, pouco antes de sua morte em 1934, rebatizou a arte para “Fu Jow Pai do Templo Hoy Hong” em memória de seu mestre, o monge do templo Hoy Hong. Após a morte de Wong Bil Hong, Wong Moon Toy tornou-se o único sucessor de segunda geração do Sistema Fu Jow Pai (Garras de Tigre).

GM Wong Moon Toy

Wong Moon Toy nasceu em 21 de abril de 1907, na província de Cantão, sul da China. Iniciou nas artes marciais ainda na adolescência nos sistemas Hung Gar e Mi Chung I, tornando-se Mestre. Em 1927, foi aceito como discípulo por seu tio Wong Bil Hong no Sistema Hark Fu Moon (Tigre Negro). Apesar de Wong Moon Toy já possuir conhecimento de outros dois sistemas, o treinamento do Sistema Hark Fu Moon foi muito árduo e rigoroso, exigindo grande disciplina mental e espiritual, bem como resistência para desenvolver a qualidade e o grau de proficiência necessário aos padrões do Sistema Hark Fu Moon, por sete anos no isolamento da montanha Lau Fow com seu tio.

Após o falecimento do seu mestre em 1934, Wong Moon Toy desceu das montanhas e deixou a China e foi para os Estados Unidos, estabelecendo-se em Chinatown, em New York. Passou ensinar Kung Fu Hung Gar e Mi Chun I para os membros da Sociedade Secreta durante 25 anos. Mesmo sendo sucessor do Sistema Fu Jow Pai do Templo Hoy Hong, só começou a ensinar após se desligar da Sociedade Secreta, e escolheu um grupo seleto de sete discípulos, dignos de aprender o Sistema Fu Jow Pai.

Em 1957, o Grande Mestre Wong Moon Toy foi convidado por seus discípulos a expor o Sistema Fu Jow Pai ao público, como sua supervisão para o Clube da Juventude Chinesa, com o auxílio de três discípulos Chow Wan Sau, Ngok P. Eng e Wai Hong.

Quando o Grande Mestre Wong Moon Toy faleceu em 1960, os sete discípulos se reuniram para preservar o legado do Sistema Fu Jow Pai, criando a Federação Fu Jow Pai de Kung Fu, GM Wai Hong Eng assume o título de herdeiro de 3ª geração.

GGM Wai Hong Eng

Wai Hong nasceu em 1938, na província de Taishan, China. Antes de iniciar no Fu Jow Pai, aprendeu o Choy Lai Fut, Shaolin do Norte, Hung Gar e Tai Chi Chuan. Também como um emigrante, veio para os Estados Unidos e foi aceito como discípulo e herdeiro do Grande Mestre Wong Moon Toy do Sistema Fu Jow Pai do Templo Hoy Hong.

GGM Wai Hong, foi aceito como díscipulo em 1955, passou a ensinar em 1968 o Sistema Fu Jow Pai aberto ao público, porém, com cautela em manter a qualidade, o significado e tradição, sendo a primeira escola dedicada ao Sistema Fu Jow Pai.

GGM Wai Hong é um tesouro nacional vivo. Um homem de pequena estatura, mas um gigante em nossa comunidade. Ele ganhou respeito e admiração global entre as associações de artes marciais e pelas comunidades sociais desde os anos 70. O “Grande Herói” do povo nomeado pela chinatown e homenageado pela maioria das federações de artes marciais.

“Ele é prático quando ensina, seus movimentos graciosos emanam o espirito e o poder de um tigre. Não há duvidas sobre seu poder que transmite de suas mãos. Seus olhos, como duas espadas, penetrando direto no coração. Cada movimento é preciso, dominante e feroz. Como um tigre que envolve sua presa.”

GGM Wai Hong é um cavalheiro com princípios elevados. Ele sempre ensinou a evitar problemas, porém nunca recuar diante de confrontos e encarar os problemas com princípios e dignidade. Hoje possui milhares de alunos dedicados em todo o mundo. No Brasil, o Sistema Fu Jow Pai, foi introduzido em 1987 pelo GM Rubens Pinheiro, representante oficial a linhagem do GM Wai Hong.

About the Author

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

You may also like these