Muitos gestores e coordenadores querem ter uma academia cheia o ano todo, porém, muitas vezes, colocam muitas pessoas nos horários de pico não tendo uma boa distribuição de clientes por hora, fazendo com que decaia a qualidade perdendo os clientes. Nas minhas consultorias, pergunto – Qual é a capacidade de atendimento, por modalidade por hora (sessão de treinamento) sua academia comporta? A grande maioria não tem ideia.
De acordo com o Sebrae (2018) não existe uma fórmula validada cientificamente, por outro lado, o mercado trabalha com 1 a 1,7 clientes por metro quadrado. Porém, de acordo com o modelo de academia essa razão pode mudar muito. O que se propõe, então, é um modelo de cálculo da capacidade máxima operacional (CMO), de forma simples e embasada em fatores determinantes (modalidade, local e área útil) para esse cálculo, dentro de um período de uma (01) hora ou uma sessão de atendimento.
As propostas de cálculos de CMO devem ser adaptadas para os modelos de academias e conforme a necessidade de acordo com o tipo de atendimento. Lembrando que o CMO representa uma sessão de treinamento e não o volume total de clientes. Porém irá te ajudar a definir o volume total de clientes e a precificação.
No livro “Gestão de Academias – Realidade Atual e Desafios Futuros” apresento os cálculos para várias modalidades como: sala de musculação, aulas coletivas, bike indoor, natação, circuito, lutas, entre outras.